Com que frequência você pensa a respeito do que esta ingerindo? Saboreia a textura e aprecia o aspecto da comida ou engole tudo o mais rápido possível? É comum fazer as refeições com pressa, mas essa é a pior maneira de alimentar o corpo e não é de se admirar, portanto, que muitos não percebem quando estão satisfeitos. O corpo humano dispõe de um incrível mecanismo chamado nervo vago, que conecta o estômago ao hipocampo, a área do cérebro responsável pela saciedade. Quando você come rápido e sem concentração, as mensagens que o cérebro manda por esse nervo para o estômago para avisar que já basta passam grande parte despercebidas.
Por isso tantas pessoas têm problemas sérios de sobrepeso, além de doenças relacionadas ao sistema digestivo. Comem ao telefone, em frente à televisão ou ao computador. Simplesmente não estão conscientes. É importante envolver-se com a comida, prestar atenção na escolha dos alimentos, saber distribuir as porções para obter o equilíbrio correto entre carboidratos, proteínas e ácidos graxos essenciais. Uma vez que todos devem ser incluídos em cada uma das refeições principais.
Sugerimos uma receita prática, saborosa e saudável. Teste, saboreie, aprecie!
Pasta de berinjela:
2 berinjelas grandes
20g de tahine
2 dentes de alho
Limão a gosto, azeite de oliva a gosto e sal a gosto
Modo de fazer: asse as berinjelas até a casca ficar enrugada e um pouco queimada. Tire a polpa e leve ao liquidificador com os outros ingredientes.