Faça atividade física e durma bem

Não consegue dormir direito? Acorda no meio da noite? Se sente cansado quando precisa acordar? Provavelmente a atividade física não faz parte do seu dia a dia. É uma pena, pois a atividade física concilia o sono e te ajuda a acordar inteiro. Um estudo feito pela UNIFEST aponta que se uma atividade física for praticada pelo menos 1x por semana, já ajuda a aumentar em 37% o período de sono daqueles que sofrem de insônia crônica, e eles são muitos no Brasil. O problema afeta cerca de um quarto da população, nada menos do que 46 milhões de pessoas. Baseando-se apenas nisso, já dá para deduzir que, sim, é preciso suar a camisa para ficar em paz com o travesseiro.

O sono possui cinco fases. Quem sempre desperta no meio da noite provavelmente é sedentário, ou seja, a pessoa volta sempre para a fase inicial do sono e acaba não entrando em sono profundo, ficando boa parte da madrugada em sono superficial. O repouso, então, é menos intenso. No entanto, o esporte praticado três vezes por semana durante 30 minutos prolonga as fases profundas do adormecer, sobretudo a 3 e a 4. E aí o corpo fica a mil no dia seguinte.

Nas pessoas ativas, as fases profundas não só duram mais, como o sono é menos fragmentado. Quem faz esporte também leva menos tempo para dormir, sete minutos em média, contra dez entre os que não se mexem. Especialistas acreditam que a endorfina, responsável por diminuir as dores e relaxar o corpo, tenha a ver com essa facilidade, que pode ser notada na cama após cerca de um mês do início de uma rotina de exercícios.

Dormir bem, em média oito horas por dia, é sinônimo de disposição, como bem sabem os felizardos que ficam na cama o tempo regulamentar. As funções cognitivas melhoram e até os ossos e os músculos se regeneram com maior facilidade. É durante as fases 3 e 4 do sono que a glândula hipófise, na região cerebral do hipotálamo, fabrica seus hormônios, como o do crescimento, que estimula a síntese de proteínas e ajuda a recuperar as fibras musculares. Então, no dia seguinte, sobra pique para o esporte. A malhação regular, por sua vez, induz a uma maior produção de hormônios como esse, é um ciclo. Faça o teste e sinta a diferença, melhore seu estilo de vida!

 

Fonte: Saúde abril

 

Por João Hatschbach