Há muito tempo se fala em treino intervalado, em alta intensidade, em dar o seu limite no treino, o problema que isso era visto apenas como treino de alta performance em atletas e não para meros mortais como nós, mas como tudo é conhecimento, estudo e prática, acabamos adotando essas variáveis de treinamento em nosso dia-a-dia.
Atualmente sabemos que um dos principais motivos que afugentam os adeptos do treinamento é a falta de tempo para se dedicar a atividade física. Vamos então trazer o HIIT (High-Intensity Interval Training) como proposta para resolver esse problema. Mas o que é esse tal de HIIT:
O HIIT é uma atividade intervalada com momentos de alta intensidade e momentos de baixa intensidade, ou intervalo de descanso, podendo ser ativo ou passivo. O HIIT pode ser feito de várias maneiras e seguindo o princípio da progressão, não adianta querer começar com um volume alto, um HIIT de “baixo volume” geralmente é composto por aproximadamente 2-3 minutos de exercício intenso com uma duração total da atividade de 15 minutos (sem considerar aquecimento e resfriamento). A atividade pode ser a sua escolha, corrida, bike, pular corda, jump, subida de escada, o importante é intervalar tentando atingir seu máximo.
Ex: Baixo volume - 15 segundos corrida alta intensidade para 60 segundos de descanso ativo (caminhada ) repetir isso 10x (contar com uma aquecimento e resfriamento).
Alguns benefícios como aumento no VO2max, aumento da sensibilidade a insulina, perda de tecido adiposo, aumento no consumo de oxigênio pós exercício e aumento da massa magra nos membros inferiores foram relatos por alguns autores que realizaram teste deste método. Importante frisar que o HIIT aumenta seu metabolismo basal por mais tempo que um treino tradicional.
O método realmente funciona e ajuda aquelas pessoas que não tem tempo para treinar, mas 2 pontos acredito ser importantes:
1 – Para todo exercício, principalmente com alta intensidade como esse método, é extremamente importante você ter um respaldo médico, atestado, exames, avaliações que te deixe tranquilo para executar a atividade de forma segura.
2- Esse método não veio para “salvar a pátria” como dizem por ai. Como já relatei em outro artigo e confirmo, sou a favor de uma boa periodização de treino, não consigo ver ninguém treinando HIIT o ano todo, em alguns momentos um volume mais alto fará parte do planejamento (periodização) de seu treino.
Procure uma academia qualificada ou um profissional de Educação Física para esclarecer dúvidas sobre seu treino, planejar e obter bons resultados.
Por: João Hatschbach