MUSCULAÇÃO X TREINAMENTO FUNCIONAL

Essa é uma questão que vejo diariamente entre meu círculo de amizade, alunos, atletas que sempre me perguntam:

O que faço? Qual é o melhor? Qual da mais resultado? Tem como treinar os dois? Como faço essa divisão? Basicamente respondo:

1- Depende do seu objetivo.

2- Integre os métodos de treino.

Vou explicar o porquê dessa resposta, mas antes vamos definir o que é cada um.

Musculação – Conjunto de processos e meios que levam ao aumento e aperfeiçoamento da força. O trabalho aqui é isolado por grupos musculares, com foco em força/hipertrofia muscular.

Treino Funcional – Adquirir conhecimentos, habilidades e competências eficazes, úteis e importantes para o desempenho da atividade diária ou específico para o esporte que pratica. O trabalho é por movimento e não por grupo muscular. O foco aqui é agilidade, velocidade, resistência, potência e outras capacidades físicas. Tornando o corpo mais inteligente.

Para toda prescrição de treino que faço, umas das questões é saber o objetivo do aluno, e raramente são os casos de treino onde só trabalhamos a força e hipertrofia, por isso, não costumo isolar o treino da musculação. Existe uma máxima que diz: “Você é tão forte quanto seu elo mais fraco”. Ou seja, o corpo sempre trabalha e movimenta-se de forma integrada, precisando de uma, duas ou mais capacidades físicas para executar qualquer tarefa seja no seu dia-a-dia ou no seu esporte. Identificando assim o seu elo mais fraco na cadeia, melhor você desempenha a tarefa se treiná-lo.

Vale então ressaltar que hoje em dia, não mais dividimos a musculação e o treino funcional e sim integramos os dois. Inclua dentro do seu treino funcional exercícios da musculação tradicional quando o objetivo for hipertrofia, força. Periodize seu treino para que você consiga trabalhar todas as capacidades físicas necessárias conforme seu objetivo ou seu esporte, só assim, seu corpo responderá positivamente em frente as tarefas e será forte quando precisar ser forte, será rápido quando precisar ser rápido, será flexível quando precisar ser flexível e assim por diante.

Procure um profissional de Educação Física para prescrever e periodizar seus treinos.

Bons treinos e bons resultados.