Bancadas para usar e ousar!

A cozinha voltou a ser um espaço social muito importante da casa, e as bancadas, ilhas e balcões são soluções muito procuradas para integrar os ambientes em projetos modernos. Ao planejar a bancada da cozinha será que é melhor escolher os tradicionais granitos e mármores ou será que podemos fazer diferente utilizando materiais mais modernos e mais coloridos?

Uma bancada dos sonhos precisa ser prática, resistente, higiênica, moderna e, além de tudo, com baixo custo. No entanto, não é possível encontrar todas essas qualidades em um só produto. As pedras naturais (mármores e granitos) são as opções mais procuradas para bancadas de cozinha. Pensando um pouco diferente, o mercado ainda nos oferece outras opções de acabamentos super interessantes.

Listei alguns materiais que podem ser utilizados para criar uma bela bancada de cozinha. Confira!

AÇO INOX 

Para quem gosta de um visual mais industrial e moderno, o aço inox é um material muito higiênico e muito resistente, embora exija um pouco de cuidado para evitar riscos. O preço varia muito de acordo com a espessura e a qualidade do aço inox.

ACRÍLICOS 

Corian e Staron são alguns exemplos destes materiais plásticos. Composto por material mineral e acrílico, ele é moderno, resistente e tem uma grande variedade de cores e texturas. A grande vantagem é que este material pode ser modelado criando formas muito diferentes. Apesar de ser muito resistente é preciso tomar alguns cuidados ao fazer a bancada com os acrílicos, pois altas temperaturas podem manchar a superfície. Esse material possui um custo bastante elevado.

QUARTZO

Silestone e Caesarstone são algumas das marcas que produzem superfícies feitas de quartzo e aditivos sintéticos. Esse material possui em torno de 94% de quartzo e 6% de plástico. O quartzo é um dos minerais mais resistentes da natureza e não é poroso. Possui fácil manutenção, grande diversidade de cores e apelo ecológico, pois têm em sua composição materiais recicláveis. Costumam também ter tratamento anti-bactericida, tornando-se assim extremamente higiênico. Esse material também possui um custo mais elevado se for comparado ao granito.

CONCRETO 

O concreto é rústico e tem instalação prática. É preciso tratar adequadamente uma bancada de concreto para que possa ficar em contato com a água, pois o concreto tem porosidade e pode ocorrer infiltração de líquidos. Não é um material que garante a higiene total para o manuseio de alimentos, mas é um material diferente e muito econômico. 

EPÓXI 

Uma das maiores vantagens do epóxi é a ausência de porosidade. É um produto versátil, que não tem restrição de forma. O epóxi também é muito resistente. Um lado negativo é que esse material tem um custo elevado e também precisa de certos cuidados. Com o tempo, o contato com peças quentes, como panelas, pode gerar manchas amareladas.

VIDRO

As bancadas de vidro são extremamente higiênicas. O vidro é um material que gera uma sensação de leveza e é ideal para cozinhas pequenas. Sua manutenção precisa ser frequente, pois tendem a ficar com manchas. A espessura tem que ser grande para resistir aos impactos. O custo do vidro temperado pode variar muito, mas se comparado a outros materiais é uma opção muito econômica.

 

Fonte: Google

Imagens: Google

 

Por Patrícia Nobre