COMECE COM UM ESQUEMA DE CORES
Para fazer a harmonia de qualquer ambiente acontecer o primeiro passo é criar uma paleta cromática. Pode ser uma paleta de tons claros ou de tons fortes, não importa o gosto. Todas as cores do ambiente devem ''conversar''. A escolha do tom certo para cada ambiente é muito importante para valorizar a luz natural.
DESTAQUE PEÇAS COM VALOR AGREGADO
Se você tem aquela peça que ama, seja uma peça de viagem ou uma peça de família, valorize-a! Casas com memórias afetivas são muito mais aconchegantes e interessantes. Vale lembrar que a iluminação que incidirá sobre a peça de destaque é importantíssima para valorizar ainda mais.
FALANDO EM LUZ... A LUZ É TUDO!
A iluminação certa tem o poder de esconder imperfeições e destacar a beleza do ambiente. Fazer a escolha das lâmpadas corretas é fundamental.
VALORIZE A ALTURA DO AMBIENTE
Criar pontos altos gera a sensação de um ambiente maior. Móveis que vão até o teto, por exemplo, contribuem para essa sensação. Só tome cuidado para não encher o ambiente com móveis altos, isso também pode gerar o efeito contrário.
AMPLIE COM ESPELHOS
Esse truque é um dos mais famosos e é muito eficaz. Se o ambiente é pequeno o espelho realmente vai criar uma ilusão de amplitude. O tamanho adequado do espelho é fundamental para que o grande truque não vire um grande erro.
VALORIZE OS NEUTROS
A decoração neutra é muito linda e atemporal. Um segredo para valorizar a decoração neutra é abusar de texturas e volumes.
E por último uma dica super válida:
NÃO ECONOMIZE NO SOFÁ
O sofá é a estrela de uma sala. Invista em um sofá confortável e bem acabado. Cuide dele e você o terá para o resto da vida.
Esses são apenas alguns dos muitos segredinhos do mundo da decoração. Vale lembrar que às vezes determinado truque que serve para um ambiente pode não servir para outro, por isso é sempre legal contar com o auxílio de um profissional para deixar o seu ambiente lindo e personalizado.
Por: Por Patrícia Nobre Arquitetura de Interiores
Redação DuCampeche