Verde em casa

O verde é uma cor relaxante e ao mesmo tempo nos lembra a energia e força da natureza. As plantas têm uma influência calmante e com suas cores variadas, formas e texturas complementam qualquer ambientação. Determinados aromas das plantas também podem contribuir para o nosso bem-estar.

Ter um grande e belo jardim em casa ainda é privilégio de poucos, mas saiba que mesmo vivendo em apartamento você também pode desfrutar dos encantos e benefícios das plantas. Existem espécies que se dão muito bem em áreas internas e algumas suportam até ar condicionado.

Listei abaixo algumas espécies muito práticas para o uso em interiores e que vão transformar o seu ambiente!

  1. Cróton: Esta espécie chama atenção por suas folhas coloridas. A folhagem exuberante será mantida se a planta receber bastante sol direto. Posicione o vaso junto a uma janela ou na varanda.
  2. Orquídea: Campeã no uso interno, ela pede poucos cuidados. Ela é bastante delicada e deve ser cultivada à meia-sombra recebendo iluminação indireta.
  3. Palmeira-leque: É ótima para cultivo em vasos. Precisa de ambientes amplos e com iluminação natural. Renove o vaso a cada dois anos.
  4. Suculentas e cactos: Fáceis de cuidar, pois armazenam bastante água por períodos prolongados. São espécies que precisam de luz solar. Se as folhas começarem a murchar aumente a quantidade de rega gradativamente; se as folhas começarem a apodrecer, diminua.
  5. Zamioculca: Curinga para locais com baixa luminosidade. Espécie resistente a várias temperaturas e suporta ar condicionado. Não regue em excesso.
  6. Peperômia: Folhagem pendente, muito ornamental. Ótima para plantio em jardins verticais. Deve ser cultivada à meia-sombra.
  7. Lança-de-São-Jorge: Espécie muito resistente e adora ambientes internos, mas também vai muito bem quando cultivada sob sol pleno. Pede pouca rega e suporta ar condicionado.
  8.  
  9. Samambaia: Plante-a em vasos suspensos ou em um local alto para valorizar suas folhas pendentes. Gosta de meia-sombra e o vento é um dos seus maiores inimigos, pois queima suas folhas jovens.
  10. Iuca: Aspecto escultural  e adapta-se muito bem em ambientes internos. Gosta de claridade e ventilação. Evite excesso de rega.
  11.  Árvore-da-felicidade: Acredita-se que a presença dela na casa traz harmonia e sorte. Gosta de sol pleno ou meia-sombra. Ela não tolera fumaças, ar condicionado e vento em excesso.
  12.  Ciclanto: Folhagem exuberante e adora ambientes internos. Pode ser plantada em vasos não muito fundos. Gosta de bastante umidade.
  13. Camedórea-elegante: Palmeira de pequeno porte super charmosa. Gosta de ambientes iluminados, mas não gosta de luz direta. Não gosta de vento e ar condicionado.

 

 

Por Patrícia Nobre

Imagens: Paisagismo em interiores

Fontes: Casa e Jardim; Google