Carlos Thadeu Lima Pires, natural de Pirassununga, Estado de São Paulo, é advogado desde 1981. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também é Professor de Língua Estrangeira, - habilitação em Inglês e Espanhol - ocupação que exerceu por durante 35 anos.
Filho de militar Oficial de Cavalaria do Exército, a cada quatro anos, sua vida recomeçava em uma cidade diferente. Oque o fez percorrer, junto à sua família, grande parte do território nacional.
Já como advogado formado, Dr. Carlos agora reside em Campo Grande e é Assessor Jurídico Municipal de uma pequena cidade próxima, de onde recebe a notícia do AVC - acidente vascular cerebral - de seu ascendente direto. Passam-se os 10 (dez) anos seguintes à enfermidade, até o derradeiro falecimento de seu Pai.
De volta à Curitiba, o Dr. Carlos Thadeu Lima Pires, vendo ter sido alcançada a terceira geração de sua família pela chegada ao mundo de seu filho, foi surpreendido pelo acometimento uma trombose em uma de suas pernas.
O grave diagnóstico fez com que seu médico o aconselha-se mudar para Florianópolis.
Era a busca da cura na aprazível Ilha. A Cidade que anteriormente havia cruzado seu destino profissional por três vezes, era agora indicação médica para o convalescimento de sua saúde.
No primeiro momento procurou um imóvel em Canasvieiras, contudo instalou-se na praia da Armação em uma pousada até adquirir uma casa, onde reside até os dias de hoje.
Morador da Armação desde 1998, contribui ativamente com a comunidade, atualmente é Presidente da AMECON, Presidente fundador do CONSEG Pântano do Sul, coordena o Fórum de CONSEGS da Capital e foi um dos fundadores do CONSEM, também integra o Conselho Fiscal do Conselho Comunitário Armação Unida e é Diretor Administrativo do CODESI.
DuCampcehe:
Porque a escolha pelo Sul da Ilha ?
Dr. Carlos:
" - Bem... Existe aqui na Armação, um recanto chamado "Costão das Campanhas... -Numa visita que fiz, sentei-me em umas das pedras e presenciei um acalentador crepúsculo, onde a lua surgia como um enorme disco surgindo do mar... – Apaixonei-me imediatamente pelo local..."
"Embora fosse um recente Pai solteiro, -divorciou-se lá em Maringá- senti-me novamente casado, só que naquele momento era com o Bairro da Armação."
DuCampeche:
Em que ano isso ocorreu, como era a infra estrutura de seu Bairro ?
Dr. Carlos:
"-Era 1998, quando aqui cheguei. Surpreendi-me com toda a beleza, contudo chocou-me um outdoor que dizia em letras garrafais: Florianópolis possui apenas 7% de esgoto tratado. Isso deixou-me pasmo, pois numa cidade tão bonita , que vive do turismo, e que vive da pesca, é absurdo..."
" -É grande a diferença daquela época para a de hoje Ex : Naquela época o Rio sangradouro e o Rio Quincas, tinham a agua azul, bem transparente, e possuíam uma vida marítima. Hoje a agua é escura e lamacenta, em razão da poluição.
-Porque infelizmente, moradores antigos e novos, ajudam a poluí-lo com os esgotos de suas residências? Respondo que são canalizados para a rede pluvial, que acaba sendo despejado totalmente no rio. E quando se pergunta porque o fazem a resposta é: "-Desde que eu nasci é assim que se faz assim...- Porque será diferente agora ?"- É uma pena pois vejo entidades se movendo, vejo pessoas se mobilizando e o poder público, que deveria corresponder e não o faz."
DuCampeche:
Como está a qualidade da água do sul da Ilha ?
Dr. Carlos:
"...As nossas praias aqui ainda são balneáveis. Mas se isso continuar desse jeito... Não sei... -Eu diria que não é espanto, porque a época do espanto já passou..."
"Na Armação foi feito um belo calçamento que foi feito em frente a praia. Nós devemos isso ao conselho comunitário Armação Unida, que é o representante dos moradores aqui do local, mas a nossa praia ficou muito prejudicada. Em razão disso grande parte dos banhistas, vão até o Matadeiro e lá, o rio totalmente poluído desemboca no mar."
DuCampeche:
Como vocês pretendem resolver o problema?
Dr. Carlos:
"-Estivemos em busca de soluções, nossos representantes nos recebem, nos enrolam, dizem que tomarão uma providência, e não correspondem. Ou até nem vem verificar."
"-Na Vigilância Sanitária, os mesmos nos prometeram que viriam na semana seguinte para execução da limpeza dos rios, autuar e multar os responsáveis pelo despejamento de esgoto nos rios. Isso já faz um mês. E até agora nada. Em razão disso, entramos com o pedido no Ministério publico pedindo providências."
DuCampeche:
Quais são as atividades que você exerce e em quais entidades ?
Dr. Carlos:
"- Estou Presidente da AMECON Associação Metropolitana de Conselhos de Segurança da Grande Florianópolis, sua competência atende todos os municípios da Região Metropolitana de Florianópolis;
Sou Presidente fundador do CONSEG Pântano do Sul; Coordeno o Fórum de CONSEGS da Capital; Sou um dos fundadores do Conselho de Segurança Municipal; -CONSEM - Sou integrante do Conselho Fiscal do Conselho Comunitário Armação Unida e na Diretoria provisória do Conselho de desenvolvimento do Sul da Ilha, o CODESI, onde sou oDiretor Administrativo.
Frases:
"As batalhas que assumimos à frente das Comunidades geralmente são longas. Pedimos o apoio da imprensa, da população e com isso pressionamos os órgãos públicos. Promovemos debates. É desgastante, mas geralmente conseguimos tirar do papel, os avanços prometidos..."
"Na segurança não solicitamos apenas a instalação de câmeras...O desejo é pelo aumento do efetivo policial..."
"- Sou insistente mesmo...Achei até, que estava com mal de Alzheimer, o meu médico disse que era stress do dia a dia... "
"...-Sou contrário a indicação de políticos para nomeação de cargos técnicos..."
Da redação DuCampeche