Verão, sinônimo de férias, praia e muito banho de mar, rio e lago para se refrescar. Mas antes de se jogar na água, certifique-se a respeito do ponto ser próprio ou não para o banho. Aqui em Santa Catarina, 154 locais têm bandeira verde para a diversão. Segundo relatório das condições das praias catarinenses, divulgado no dia 18 de dezembro pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), 69% dos pontos apresentam boas condições na Capital enquanto 30% estão impróprios. No interior, 75% estão próprios e 25% inaptos.
A fundação explica que para fazer o relatório contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que coletou as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.
Você pode conferir no mapa acima todos os pontos analisados. Se a bandeira for verde, leve toda a família e aproveite o melhor do verão, mas caso a bandeira esteja vermelha, é melhor pensar em outra opção para garantir um ambiente saudável nesta temporada!