7º Sábado da Saúde acontece neste dia 30 na Fazenda do Rio Tavares

O Conselho Local de Saúde da Fazenda vai realizar no próximo sábado, 30 de setembro, a 7ª edição do Sábado da Saúde. Confira a nossa cobertura na 6ª edição, que aconteceu em Setembro de 2016.

O evento se concentrará na sede do Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares (ao lado do TIRIO), na SC 405, número 406, no bairro Rio Tavares, e vai contar com oito horas de programação (10h às 18h), com atividades gratuitas relacionadas à saúde, envolvendo temas como a música, teatro, atividades físicas (Pedalada da Saúde), brincadeiras, participação de artesãos, com informação e diversão para adultos e crianças. 

ATIVIDADES DO SÁBADO DA SAÚDE

Durante o evento, o público poderá realizar gratuitamente exames de glicose e pressão, e ainda assistir palestras realizadas pela equipe do Centro de Saúde da Fazenda. No espaço, haverá também um grupo de terapias complementares, como reiki, apometria clínica, auriculoterapia, radiestesia, cromoterapia, radiologia e arteterapia, e a novidade deste ano é a Feira da Saúde, que trará o “cálculo da idade biológica”.

As pessoas também poderão participar de variadas atividades que fazem a intersetorialidade com a saúde: esporte, cultura, lazer, educação e meio ambiente.

A cultura se fará presente com o Grupo Maracatu Arrasta Ilha, a Oficina de Bambolê da atriz Calini Detoni, o teatro de marionetes de Andrea Rihl, o artesanato indígena dos Guaranis, a presença da ceramicista Rita Canemba, a apresentação do Morganti Ju Jitsu, além da reunião das Rendeiras da Fazenda, com sua cantoria, arte e almofadas coloridas.

Para promover a importância do cuidado com o meio ambiente, acontecerá a oficina de Faxina Ecológica, com Samanta Fioravante, que vai ensinar a como fazer produtos de limpeza que geram menos impacto à natureza. O parceiro SOS Campeche Praia Limpa, trará sua campanha pela proteção à natureza e haverá também a participação do Projeto Reoleo- coleta de óleo de  cozinha.  Já a Escola Porto do Rio Tavares, levará o conhecimento adquirido na escola sobre o meio ambiente, com projetos realizados pelos alunos e professores.

Farão parte de toda a programação o Teatro e o Quintais de Brincar, do SESC-SC, além de piscina de bolinhas e cama elástica. Os alunos e professores da Escola Porto do Rio Tavares apresentarão o Rap da Água, o musical Reciclar é Preciso, o espetáculo teatral escrito e dirigido por eles: Lágrimas de Bia.

MANIFESTAÇÃO PEDALADA DA SAÚDE

Um dos grandes momentos do Sábado da Saúde será a Pedalada da Saúde. Segundo a organização, “toda comunidade ciclística da região, vereadores, conselhos locais da saúde e escolas da região, estão sendo convidados para fazer o circuito”. A saída será às 15 horas em frente do Centro Comunitário - onde acontece o evento - percorrendo parte da SC 405, entrando no trevo e seguindo pela Rodovia Dr. Antonio Moura Gonzaga até a Osni Ortiga (Lagoa), retornando. O objetivo da pedalada é chamar atenção para a falta de ciclovia e segurança na região.

O EVENTO

O 7º Sábado da Saúde é idealizado e realizado pelo Conselho Local de Saúde da Fazenda, em parceria com as equipes do Centro de Saúde da Fazenda do Rio Tavares, colaboradores, voluntários e a comunidade. O evento ocorre a cada dois anos e, desde sua primeira edição (2003), continua mobilizando e conscientizando as comunidades do Sul da Ilha para importância do controle social na saúde, com sucesso de público e repercussão social.

Por apresentar e trazer estas questões da qualidade de vida, foi reconhecido e premiado pela Secretaria de Saúde do Município, recebendo o prêmio BOAS PRÁTICAS/2013.

Para realizar esta série de atividades, além de contar com o apoio de uma equipe de voluntários engajados na comunidade, o evento também conta com apoios locais, como Engester, Mercado Sehat, R.Godoy, Unicred, Acif Sul, o Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares, Fundação Franklin Cascaes, Restaurante Casa Branca, Restaurante Girassol, SESC, Rádio Campeche, Banco do tempo de Florianópolis, BLU Urban Thinking, entre outras associações da região.

SERVIÇO

O que: 7º Sábado da Saúde

Quando: 30 de setembro de 2017

Local: Conselho Comunitário da Fazenda (ao lado do TIRIO) no bairro Rio Tavares, SC 405, nr 406

Horário: das 10 às 18h

Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração de horários)

Atividades Pontuais

Parte Interna

10:30 – apresentação alunos turmas 11,12,31,32 Musical RECICLAR É PRECISO -  da EEB Porto do Rio Tavares – Professoras Marli e Dóris

10:40h – RAP DA ÁGUA – alunos da turma 51 – Professora Jaçanã - EEB Porto do Rio Tavares

11:15h -  Contação de História com equipe do Censupeg

11:30h – Oficina de Leites Vegetais 

12h Oficina de Origami/ Oficina de Colagens

13h – Apresentação teatro de Marionete – “Causos de Frankolino” de Andréa Rihl

13h – Faxina Ecológica com Samanta Fioravante

14h – Reunião das Rendeiras da Fazenda do Rio Tavares

14h – Oficina de Bordado com Patricia Lima - BTF

14h – Apresentação da equipe do  Ju Jitsu Morganti

17h – Resultado do Concurso Fotográfico das Escolas do Sul da Ilha e entrega dos prêmios

Exposição de Painéis/Maquetes no Stand da EEB Porto do Rio Tavares

· Pousada sustentável – turmas 71,81,91 – Professora Daniela

· Cisterna – turmas 41,42 – professora Vanusa

· Irrigação Sustentável – turma 61 – Professora Isadora

· Trilha na Ilha – turma 81 – Professora Isadora

· Reutilização da Água – Professor Cícero

Parte externa

10h – prática física Chi Kung ( (Qi Gong) para a harmonização da energia – Carolina C. Carneiro

10h - massagem Shantala -  com Helon Alves

10:30h – Dança Circular – Equipe NASF

11h – Oficina de cerâmica com Rita Canemba

11h – Aprenda a fazer a limpeza de sua caixa d’água.

11:30h – Apresentação do Maracatu Arrasta Ilha

13:30h – Oficina de Bambolê com Calini Detoni – BTF

14h - Espetáculo teatral LÁGRIMAS DE BIA – professora Tayná Borges

14:30h – Apresentação do Boi de Mamão da Costa da Lagoa(infantil)

15h – Dança Circular com equipe do Censupeg

15h – Concentração, Alongamento e Saída da Pedalada da Saúde

15:45 - ASSEMBLEIA PARA ELEIÇÃO CONSELHO DE SAÚDE

Ajude a melhorar a saúde no bairro- inscreva-se!!!

17h – Retorno da Pedalada e Sorteio de Brindes

 

Atividades que ocorrerão durante o dia todo

1 – SERVIÇOS DE SAUDE

A equipe de Saúde do Centro de Saúde da Fazenda do Rio Tavares oferecerá os serviços de avaliação de risco cardíaco, exames de glicose e pressão, orientações sobre tabagismo/alcoolismo, auriculoterapia, além de palestras e distribuição de informativos sobre as demais atividades.

Grupo de terapias complementares oferecerão Apometria clínica, Reiki, reflexologia entre outras

Feira da Saúde com cálculo de idade biológica com equipe da Igreja Adventista

2- O Quintal de Brincar do SESC

Brincadeiras e Jogos para público infanto-juvenil

3- Exposição de Artesanato:

Artesãos locais,

Artesanato guarani,

Cerâmicas de Rita Canemba

Rendeiras de Bilro da Fazenda

4- Exposição de fotos do Concurso Fotográfico – ÁGUA É SAÚDE

5 – Para crianças

Mini Cidade com bicicletas

Brinquedos Infantis

Contação de Histórias

E MAIS:

SOS Campeche Praia Limpa/Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche/Projeto Tamar;

Lançamento do livro O Grande Jogo, com a autora Luíza Dômarádzki ;

Salgados e Doces serão vendidos pela Associação Arte Campeche;

Inscrição Para Pedalada Da Saúde;

Inscrição e Eleição do Conselho Local de Saúde – gestão 2017/2019;

Oficina de Mandala pela Censupeg;

Maiores informações: www.facebook.com/conselhofazenda

Fonte: Conselho de Saúde do Sul da Ilha

7º Sábado da Saúde acontece neste sábado na Fazenda do Rio Tavares