Após reunião, Base Aérea continuará o cercamento do Campo de Aviação

#Ocupacuca

Após embargar a continuação do cercamento do Campo de Aviação pela Base Aérea, a Prefeitura de Florianópolis prometeu intermediar uma reunião entre a AMOCAM (Associação de Moradores do Campeche) e o Comando da Base Aérea, para entrar em um consenso sobre a utilização do Campo de Aviação. 

A reunião intermediada pela Prefeitura aconteceu na última quinta-feira (9). Representantes da Aeronáutica, da Advocacia Geral da União e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis participaram da conversa, porém, a AMOCAM não compareceu para representar a comunidade. 

Líder comunitário, Alencar Vigano diz que, em contato com o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) solicitou o adiamento, mas seu pedido não foi atendido, pois a reunião pertencia à agenda da Base Aérea. Em nota, a Prefeitura fala sobre a reunião: 

1. O superintendente do IPUF, Ildo Rosa, foi procurado pela AMOCAM para intermediar uma reunião com o Comando da Base Aérea de Florianópolis

2. Após contatos entre IPUF e Base Aérea e confirmação da data (às 15h de 09/08/2018) e local (Sede da Base Aérea) para os representantes da AMOCAM, a surpresa: a Associação de Moradores do Campeche não compareceu ao encontro que havia sido solicitado por eles próprios. “Fui procurado pela Amocam para auxiliar na agenda com a Base Aérea, quando conquistamos uma data, eles decidiram que não poderiam participar”, destaca o superintende do Ipuf, Ildo Rosa.

3. Preocupado com os impactos das ações realizadas na área da Base Aérea, localizado no Campeche, o Sephan solicitou o embargo preventivo das atividades para que não prejudicasse possíveis estudos arqueológicos de uma área que tem reconhecido valor histórico e cultural.

4. O objetivo da intermediação do encontro por parte do Ipuf, representado por seu superintendente, era promover o diálogo entre as partes e assim buscar um consenso para a comunidade do Campeche.”

Mesmo sem um representante da AMOCAM, o encontro aconteceu, e foi definido que a Aeronáutica fará uma limpeza no terreno. Diante da defesa da Base Aérea, a Prefeitura retirou o embargo emitido na semana passada para a suspensão do cercamento do Campo de Aviação. 

Segundo comandante da Base Aérea, Luiz dos Santos Alves, serão gastos R$150 mil reais para fechar os 6 acessos de veículos ao terreno. Ele afirma ainda que, a comunidade continuará tendo acesso ao Campo de Aviação, que pertence à União, mas veículos não serão permitidos. 

Com área total de 353 mil m², o terreno é divido em três partes, sendo que 211 mil m² pertence a Aeronáutica, ficando as outras partes sob responsabilidade da Superintendência do Patrimônio da União e da Prefeitura. 

No último sábado (11) a AMOCAM promoveu o #OCUPACUCA, evento que reuniu centenas de moradores da região no Campo de Aviação,  com o objetivo de mostrar a força e união da comunidade, e que o espaço é importante para a cultura da comunidade. O sol durante todo o dia colaborou para que o evento desse certo, com diversas atividades culturais com a interação dos moradores. 

Confira algumas fotos do eventos abaixo. 

Redação DuCampeche.

#Ocupacuca#Ocupacuca#Ocupacuca#Ocupacuca#Ocupacuca#Ocupacuca