Associação Comunitária Morro das Pedras

Ex-presidente e Liderança Comunitária por vocação, a Coordenadora de projetos Maria Olga (Bia), concedeu uma entrevista ao DuCampeche e contou um pouco da história da Associação Comunitária do Morro das Pedras:

DuCampeche:

Como foi iniciada sua participação, junto à Associação?

Maria Olga (Bia):

Cheguei há 25 anos na comunidade do Morro das Pedras. Meu marido é daqui, então adotei o Morro das Pedras como comunidade. A Associação existe desde 1982, porém ela só conseguiu uma reforma considerável em 2008, onde ganhou a estrutura atual. Fui então, convidada a colaborar como voluntária. Devemos agradecer à Diretoria de 2008, pelas reformas, o que nos dá ampla capacidade de atuação.

DuCampeche:

Quais são as atividades que a Associação Comunitária desenvolve?

Maria Olga (Bia):

Temos atividades de segunda à sexta, das 7:00hs às 22:00hs. Grupos de saúde, de convivência, curso de informática básica e manutenção de computadores (tecnologia), e o  Artesanato. São atividades para todas as idades: crianças, adultos, jovens e idosos. Sendo alguns profissionalizantes.

DuCampeche:

Sabemos que a ACMP possui alguns parceiros, quais são e como eles ajudam nas atividades?

Maria Olga (Bia):

Temos parceria com o CDI, a OAB, e temos um forte voluntariado. A Prefeitura também mantém seu apoio contínuo há alguns anos. Em 2011 e 2012 promovemos uma ação social, para confecção de documentos como identidade (RG), CPF, carteira de trabalho, titulo de eleitor entre outras atividades. Gostaríamos muito de retomar esta ação este ano.

Na gestão 2012 a Prefeitura doou para a associação O espaço de ginástica. Porém, em 2013 e 2014 a captação de recursos foi escassa.

Revitalizamos o parque infantil há dois anos. Na quadra, a manutenção foi realizada pelo Município. Hoje estamos precisando colocar nova tela neste espaço de esportes e gostaríamos de fazer a pintura externa também. A ultima pintura foi em 2013.

DuCampeche:

Quais são os principais desafios para os próximos anos?

Maria Olga (Bia):

Manter os professores voluntários é o maior desafio. Somos os únicos a ter ainda uma parceria com a prefeitura para remunerar os professores dos idosos. Atualmente estamos sem nosso professor de informática, O Sr. Edgar, que faleceu. O curso de informática este ano ainda não começou, apesar de termos uma lista de quase quinze alunos, aguardando professor.

DuCampeche:

Como integrar o corpo de voluntários?

Maria Olga (Bia):

Para se tornar professor, o voluntário precisa apenas nos informar a disponibilidade de horário e realizar um pequeno curso no CDI. Onde será dada toda a orientação, o material didático, e dicas para lecionar a matéria. E ao final do curso o professor receberá um certificado. 

Possuímos também o Projeto Fênix, de montagem e manutenção de computadores, que já está na decima sétima turma. Neste projeto o CDI nos concede o professor e todo o material, e nós cedemos o espaço. Estamos com inscrições abertas para alunos.

Temos também o Telecentro, onde precisamos urgentemente de um monitor voluntário, em um dos períodos. Queremos oferecer novamente, a sala de informática à comunidade. Nós nos adaptamos ao horário do professor. Isso contribui em muito para que a comunidade possa usar a internet, imprimir e enviar seus currículos, imprimir segunda vias de IPTU, água e acessar email.

DuCampeche:

A ACMP é posto de coleta de produtos recicláveis?

Maria Olga (Bia):

Somos posto de coleta de óleo de cozinha em parceria com a ACIF e somos posto de coleta de lixo eletrônico, atualmente só de informática.

DuCampeche:

Como a ACMP capta os recursos para o custeio e manutenção das instalações?

Maria Olga (Bia):

Os comerciantes e as entidades sempre nos ajudam como podem. Solicitamos doações através da conta de luz. É parceria com a CELESC. No pagamento de despesas de luz agua, a doação na conta pode ser efetuada mediante um pedido na própria associação. Neste momento estamos com poucas doações."

 Promovemos no mês que passou, um jantar que angariou fundos para a compra de um freezer. Com a ajuda dos colaboradores, dos voluntários e da população que veio apreciar o alimento feito com carinho e dedicação.

Complementamos o orçamento com o aluguel do salão. Disponível para festas, casamentos e aniversários. Nosso horário para as festas vai até as 22:00hs. Pode-se fazer doações em conta corrente da associação:

Banco do Brasil, agencia nº4397-4, conta corrente nº9349-1

Também estamos aceitando material de limpeza como papel toalha, higiênico, sabão e outros produtos de limpeza.

 

Confira todas as atividades da ACMP:

(1)   - Artesanato - professora voluntária. O material de  é trazido pelas alunas /a atividade desenvolve o empoderamento das mulheres (terapia das mulheres).

(2)   - Jiu-jitsu para crianças e adolescentes

- Capoeira de angola, grupo viver ativo com parceria com a prefeitura.

(3) -  O Projeto fênix são turmas de dez alunos

(4) - Programa viver ativo (idosos) - Parceria com a Sec. Mun. Assit. Social e Desenvolvimento

(5) - Escola de mulheres - pintura em tecidos

(6) - Projeto Voleibol para crianças e adolescentes

(7) - Telecentro - acesso gratuito à INERNET

(8) - curso de informática básica e manutenção de computadores

(9) - coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha

Todas as atividades, incluindo as reuniões da sede, são comunicadas no site e no facebook.

O Portal de Notícias DuCampeche, comprometeu-se em difundir as atividades da ACMP e ainda, atualizar seus meios de comunicação, produzindo um veículo novo (SITE personalizado), que será ferramenta de agilidade no alcance de suas metas e compromissos com a comunidade. Em breve novidades para a ACMP.

 

Da redação DuCampeche