Inauguração de Hospital em Florianópolis: Confusão e Spray de Pimenta

A inauguração do Multi-Hospital, no bairro Carianos, Sul de Florianópolis, foi marcada por tumulto neste sábado (1°). Manifestantes, protestavam contra o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes tentam entrar no hospital, sendo repelidos com spray de pimenta pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). Até a publicação desta matéria, a GMF não se manifestou sobre o uso do spray.

O novo hospital público, resultado de um investimento de cerca de R$ 30 milhões pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, é o primeiro hospital municipal de Florianópolis. A estrutura foi erguida no antigo aeroporto da Capital, com previsão de realizar mil atendimentos diários e 500 cirurgias eletivas mensais.

Os procedimentos abrangem baixa e média complexidade, incluindo ortopedia, hérnia e vasectomia, além de consultas especializadas e exames diagnósticos, como endoscopia, colonoscopia e tomografia. O complexo também oferece atendimento em saúde mental 24 horas por dia, com estrutura de internação, além de um Centro Oftalmológico e uma Ótica Pública. Uma nova Unidade de Pronto Atendimento também faz parte das instalações.

A prefeitura informou que aproximadamente 10 pessoas participaram do protesto contra o fechamento da UPA Rio Tavares, uma das mudanças decorrentes da inauguração do Multi-Hospital.