Na tarde desta quinta-feira (30 de novembro), novo caso de agressão foi constatado e devidamente registrado junto à Polícia Militar.
Moradora da região relatou que foi a praia sozinha, por volta das 16hs, na região do Pico da Cruz.
Ao retornar da praia ela foi abordada por um sujeito com faca e luva, que já estava na trilha, chegou por trás arrastando ela para a restinga.
A moça foi ameaçada de morte em caso de denúncia e teve o seu celular roubado.
O Boletim de Ocorrência foi registrado e a Polícia Militar esta investigando o caso, exame de corpo de delito será feito.
Moradores da região vasculharam a área mas não encontraram o criminoso. O suspeito é um rapaz tem aproximadamente 23 anos, moreno, baixinho, de barba rala e cabelo raspado. Estava de camiseta, bermuda e chinelo de dedo.
Este caso não é isolado e não é de hoje que isso assombra os moradores do Rio Tavares e Costa Leste (veja).
Condominios da primeira rua (Rua Silvio Lopes) que tenham câmeras de segurança, fica o pedido: favor verificar se captou o registro do suspeito entre às 15:45 e as 16:45 de ontem (30).
O que tem ajudado bastante os PMs é o contato diário e efetivo com a comunidade local, principalmente através de grupos como “Vizinho Solidário” e “Vamos Juntas à Praia”, criados pelos moradores. Segundo o Tenente Miranda “esta divulgação tem ajudado muito a Polícia Militar", pois os moradores estão mais unidos e prestando atenção em seus bairros e ruas, ou seja, se algum suspeito é visto a polícia logo é acionada. Com a própria população estando aliada aos PMs, o número de furtos de residência registrados desde Julho de 2015 foram de apenas quatro. Saiba mais sobre o Projeto “Vizinho Solidário”.
Trilhas
As trilhas são mais um motivo de medo e insegurança no Sul da Ilha. São dezenas, espalhadas por toda a Costa Leste. Para as mulheres é difícil lidar com esta situação. Há casos de estupro registrados e meninas que por diversas vezes desistiram de ir à praia pelo medo gerado ao colocar o pé na trilha. O grupo “Vamos Juntas à Praia” nasceu com o intuito de amenizar a insegurança das garotas que desejam aproveitar à beira-mar. Através do aplicativo WhatsApp, elas trocam mensagens tentando reunir grupos, ou pelo menos mais uma, para cruzar a trilha juntas. Outra tentativa de se prevenir contra a violência.
Sobre as medidas tomadas pela Polícia Militar, o Tenente Mirando informou que é feito um policiamento diário com quadriciclos em todas as trilhas da Joaquina até o Morro das Pedras, e que mais uma vez a divulgação tem sido uma grande aliada dos PMs. Abaixo seguem algumas orientações do Tenente, tanto para que o trabalho da PM possa ser ágil, quanto de segurança para a população:
Atitudes necessárias:
- Procurar fazer trilhas em grupos, ou com pelo menos duas pessoas (mulheres: evitem atravessar sozinhas);
- Evitar levar objetos de muito valor;
- Evitar horários que possam ser mais perigosos, como a noite e a madrugada.
O que fazer caso algo aconteça:
- Tentar prestar atenção nas características do indivíduo e ver para qual lado fugiu;
- Ligar imediatamente para o 190. Desse modo a polícia pode agir rapidamente, facilitando a busca pelo indivíduo.
Dicas gerais de segurança da PMSC:
- Se beber não dirija. Use o transporte público, táxi ou Uber;
- Evite utilizar relógios caros, anéis, brincos, pulseiras ou correntes de ouro;
- Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados. Procure usar proteção adicional como trava de segurança e alarme;
- Não se envolva em brigas e discussões;
- Leve apenas um documento original com foto e sua carteira do convênio médico, caso possua;
- Se alguém se sentir mal perto de você chame um policial (190);
- Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas;
- Se levar crianças esteja atento para não as perder de vista, e identifique-as com pulseiras ou crachás contendo seu nome e um telefone de contato;
- Compre ingressos para desfiles somente nos locais oficiais;
- Deixe talões de cheques em casa, leve apenas o dinheiro trocado que pretende gastar, se for o caso leve apenas um cartão de crédito.
Da Redação DuCampeche