Posto de Saúde do Morro das Pedras permanece sem reforço médico

Em 2015, após denúncias de pessoas que precisam de atendimento, o Portal de Notícias DuCampeche foi o primeiro veículo de informação a noticiar o descaso com os moradores do Morro das Pedras.

Logo de início, percebemos que a Unidade de Saúde Morro das Pedras possui um espaço pequeno de atendimento, e é mal localizado dentro do Bairro.

A Unidade foi reinaugurada em 2007, após reforma e ampliação em 100m2 de sua área física, a um custo aproximado de R$ 133 mil. Na ocasião, a Secretaria de Saúde informou que a unidade passaria a contar com dois médicos, número considerado suficiente pela prefeitura para atender à população local, estimada na época em aproximadamente 7,5 mil habitantes.

O Posto, que possui consultório odontológico, sala de vacina e duas salas de enfermagem, não tem capacidade para o atendimento desta demanda. Sua localização é de difícil acesso, e as linhas de ônibus em circulação não chegam aos bairros periféricos, ou seja, até a Unidade de Saúde.

O problema com a ausência dos médicos continua, o que faz com que casos específicos sejam reencaminhados para outras unidades vizinhas.

Hoje, o posto de saúde do Morro das Pedras ainda continua com deficiências bastante destacas. Algumas ações foram agilizadas, como a oferta de medicamentos e a licitação para manutenção de estrutura, porem a falta de médicos continua.

Em função disso, as pessoas precisam madrugar para conseguir consultar.   Merita Zimmer, moradora do Morro das Pedras, diz que para conseguir uma consulta é muito complicado, as pessoas precisam estar no local entre três e quatro horas da manhã para conseguir o médico.

Segundo o Conselho Comunitário de Saúde, eles se reuniram na última semana com o secretário adjunto, e na ocasião, ele prometeu e remanejo imediato de equipes para o local, o que não aconteceu.

O entrave, segundo a Coordenadora da Unidade, Camile Rocha, é a rotatividade dos médicos:

“Alguns dos médicos que nos atenderam, são também residentes em outras unidades de saúde. Estamos com aproximadamente 600 consultas por mês. Fazemos atendimentos de emergência, mas não somos referência. Encaminhamos para a UPA-Sul, os casos mais graves”, explicou.

Posto de Saúde conta hoje com apenas um médico, o Dr. Lunio, vindo do programa “Mais Médicos” do Governo Federal

Segundo Sr. Jorge, um dos moradores que acompanhou nossa equipe de reportagem, o médico Cubano é um exemplo de profissional, porém, atende em duas unidades:

“Neste momento temos apenas um médico, o Dr. Lunio, que com apoio de sua equipe nos atendem com acolhimento adequado. Porém, a comunidade cresceu demais, e não há estrutura suficiente para um atendimento eficiente.”

População cria campanha ‘’Ajude o Posto de Saúde’’.

Cansada de esperar o retorno do governo, a população lançou uma campanha para que a própria comunidade possa melhorar as condições do posto de saúde.

‘’O que nós estamos fazendo com a campanha ‘’Ajude o Posto de Saúde’’, é que o morador que tenha alguma habilidade, alguma competência que possa ajudar a manter o posto de saúde, que se apresente na Associação Comunitária. E a partir daí, dialogando com a gestão do posto de saúde nós possamos ver como nós podemos auxiliar.’’ Explica André Luiz, presidente da associação de moradores do Morro das Pedras.

Parece que apenas através da união dos moradores, que as mudanças vão acontecer, pois a Prefeitura diz que até o momento não tem novidades sobre a contratação de novos médicos.

Moradora do Morro das Pedras.Morador do Morro das PedrasMorador do Morro das PedrasMorador do Morro das Pedras