A Cia Pé de Vento Teatro está comemorando neste mês de setembro, o aniversario de quatro anos de existência do espaço cultural Circo da Dona Bilica. A comemoração acontecerá entre os dias 31/8 e 3/9 no espaço Circo da Dona Bilica, com a participação das Cias convidadas: Ramon Merlo / Espanha, Dale Circo, Traço Cia de Teatro, Gabi Leite, Marcio Boró (Atrapa Trupe), Alunos da Escola de Palhaços Circo da Dona Bilica e Cia Pé de Vento Teatro, apresentando sua comedia premiada De Malas Prontas.
A abertura será no dia 31 de agosto com a exposição “Ancestrais” do artista Ricardo de Lucca(Alma). Este ano a comemoração será diferente, todos os espetáculos terão entrada livre, ou seja, o valor do ingresso será através de colaboração espontânea do espectador, que deixará sua contribuição ao final da atração. “A nossa intenção é comemorar em ritmo de festa, e popularizar o espaço, muitos ainda desconhecem o Circo da Dona Bilica”, diz Pepe Nuñez, um dos criadores do espaço. “Locais como o Circo da Dona Bilica são de extrema importância, para a cidade, um espaço, criado pelos artistas Vanderleia Will e Pepe Nunez, é resultado de luta e resistência. Um espaço onde se respira as artes, o teatro, o circo, a música e a dança. Um lugar de formação, criação e palco de muitas apresentações.
A programação cultural de setembro, vai além das comemorações de aniversário...ao longo do mês muitas atrações especiais: Shows musicais com músicos rio grandenses do Quarteto em Sul e Forró di Fulô trazendo Forró com dança, espetáculos premiados como “Naquele Tempo” com nossa anfitriã Dona Bilica, Shows de Palhaços com coletivo de artistas da escola de palhaços do Circo da Dona Bilica, além de artistas locais e artistas convidados, muitos risos e diversão garantida.
DIA: 31 DE AGOSTO – QUINTA
ABERTURA FESTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO AO 4º ANO DE ANIVERSARIO DO CIRCO DA DONA BILICA:
20 h COQUETEL DE ABERTURA EXPOSIÇÃO “ANCESTRAIS” DE RICA DE LUCCA
Gênero: Exposição
Classificação Livre
Sinopse: Conhecido por transformar tapumes em obras de arte, o artista plástico Rica de Lucca, traz ao Circo da Dona Bilica a exposição “Ancestrais”. A mostra traz um recorte da arte que permeia as ruas para a galeria a partir do dia 31 de agosto. Nas telas que compõem a mostra, encontram-se elementos primitivos, retratos, referências e particularidades da cultura indígena presentes nos costumes dos povos ancestrais de muitas regiões. A proposta do artista é que, em um mundo de aceleradas evoluções e consumo desenfreado, o expectador reserve um olhar sobre si mesmo, buscando suas origens e raízes. A partir da criação na área têxtil, produzindo estampas, desenhos e pinturas, o artista procurou desenvolver seu olhar para as artes plásticas. Mais tarde, expressando visões e curiosidades sobre a vida, religião e ancestralidade, inspirou-se em pinturas tribais, inscrições rupestres e outros elementos que remetem a rituais ancestrais. Rica de Lucca participou do “Urban Gallery”, projeto que convida artistas do mundo para pintarem grandes tapumes em diversas cidades, convite que se estendeu por 6 vezes. Também foi convidado pela Bienal Brasileira de Design para participar da pintura mural em 2015. O artista ainda promove ações sociais através do Graffiti.
21h Espetáculo “Provisoriamente não cantaremos o amor”
TRAÇO CIA DE TEATRO / Fpolis
Gênero: Comédia com palhaços
Classificação Livre
Sinopse: O que acontece quando três sacerdotes do riso, três xamãs da bobagem, três ofertantes do coração se juntam para fazer o mundo girar? O que acontece quando três camicazes do amor saltam do abismo para cair fora dele e plantar a possibilidade de enterrar aquilo? Aquilo que para o mundo, aquilo que para os corações, aquilo que para a alegria e a vontade de ser feliz. O que acontece se, de repente, o público se torna protagonista? Então, o fogo da cerimônia é aceso, a luz em nosso peito é acesa e o mundo volta a girar. Onde a cachaça acende a festa, a maraca chama o espírito e o riso convoca o presente, aqui e agora, os palhaços fazem uma festa, a dança da vida.
Elenco: Débora Matos, Egon Seidler e Greice Miotello
Direção: Ivan Prado
Ingressos: No chapéu (Contribuição espontânea do público)
DIA: 01 DE SETEMBRO – SEXTA
21 h Cabaret de ANIVERSÁRIO – UMA HOMENAGEM AO RISO
Gênero – Comédia
Classificação Livre
Sinopse: Há 4 anos surgia o espaço cultural Circo da Dona Bilica, e com ele, vários artistas da cidade, se tornaram parceiros, amigos e colaboradores do espaço, muitos circenses ,cômicos, palhaços , que ajudaram no dia a dia da manutenção e funcionamento do espaço.A arte do circo e da palhaçaria os uniu e em homenagem ao aniversario do espaço, se juntaram para apresentar um espetáculo de humor , que mistura circo, dança, música e teatro. Dividido em vários atos, o espetáculo promete muitas risadas, com o elenco formado por residentes e ex residentes do Circo da Dona BIlica: Allan Monteiro, Fernanda Giacomini, Lui Castanho, Maini Narciso, Ramon Cunha, Suelen Avelleda e Edu Vianna (Escola de Palhaços Circo da Dona Bilica ), Gabi Leite, Marcio Momesso ( Atrapatrupe ), Ana Paula Grigoli e Carlos Velasquez (Dale Circo).
Ingressos: No chapéu (Contribuição espontânea do público)
DIA: 02 DE SETEMBRO – SÁBADO
21 h Espetáculo “DE MALAS PRONTAS”
Cia Pé de Vento Teatro / Fpolis
Gênero – Comédia
Classificação 14 anos
Sinopse: “De Malas Prontas” é uma comédia irreverente sem fala, que conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto...No desenrolar do espetáculo se percebe que compartilhar não é tão fácil assim e, os conflitos se sucedem velozmente até a situação chegar a um ponto sem retorno, e só há uma saída: A GUERRA!
De maneira bem humorada mergulha-se no mundo dos conflitos que povoam nosso cotidiano e da vil batalha que enfrentamos em nosso dia a dia para lograr e sobreviver. A vida é feita de pequenas guerras! E de grandes misérias!
Elenco: Vanderleia Will e Milena Moraes
Direção: Pepe Nuñez
Ingressos: No chapéu (Contribuição espontânea do público)
DIA: 03 DE SETEMBRO – DOMINGO
17 h Espetáculo “La Isla”
Ramon Merlo / Espanha
Gênero – Comédia
Classificação Livre
Sinopse: Um espetáculo para todos os públicos em clave de Clown, onde Ramón decide fugir da cidade e do seu ritmo frenético, e ir para uma ilha virgem do Brasil. Uma sucessão de gags e skeches, para criar um espetáculo sem palavras e louco, com a utilização de música e o gesto, recria um conserto teatral.
Ingressos: No chapéu (Contribuição espontânea do público)
Fonte: Circo da Dona Bilica.