Red Bull Skate Generation – Dia 1

O dia amanheceu de cara feia, mas nada que tirasse o sorriso do rosto de quem marchava em direção ao Skate Park do Guga Arruda, palco do Red Bull Skate Generation 2015. De mansinho, o sol saia de trás das nuvens encabulando os pingos de chuva que insistiam em cair devagar, mas como dizia o locutor, “São Pedro é do rolê”, e nada de água para atrapalhar o evento. Depois de quatro anos sendo realizado no Bowl de Pedro Barros, o evento ganhou uma nova arena, que podemos dizer: foi inaugurada com louvor!

O primeiro dia de competições foi marcado pelas eliminatórias dos Amadores e Profissionais, que caíram pra dentro da pista levando a galera à loucura com as performances no Skate Park novinho. Dava gosto de ver. Falando em competição, cada skatista podia dar três rolês de até 40 segundos cada, buscando a volta perfeita, que contaria para a somatória total.

O objetivo do evento é formar seis times para a final, que ocorre no domingo, 15. Cada equipe será formada por quatro skatistas de categorias diferentes: 01 Amador, 01 Profissional, 01 Pro Master e 01 Pro Legend. Hoje foram definidos os amadores e amanhã, 14, serão classificados os demais participantes.

Dentre os destaques do dia, não podemos deixar de citar o pequeno Pedrinho Carvalho, que com apenas 10 anos de idade se tornou um gigante dentro do Bowl. Quem via o Pedrinho, local aqui do RTMF, em meio aos skatistas amadores, vindos de diversas partes do mundo, talvez não imaginasse que ele fosse dar um show, voando e rasgando tudo com muita fluidez.

Pedrinho é um dos garotos que fazem parte da nova geração do skate aqui no Rio Tavares e já carrega na bagagem o distintivo de melhor brasileiro de 2015 na categoria Iniciante. Começou andando de street aos quatro anos de idade e aos seis, sem frescuras, já dava os primeiros drops nos Bowls. É animal olhar ao redor e ver tantas influências positivas bem aqui, onde vivemos. Grandes nomes do skate nasceram ou se criaram no bairro, e com novas pistas, como o Skate Park, essa história ainda vai longe.

Christian Hosoi, que junto com Tony Hawk foram os skatistas mais populares na década de 1980, também deu as caras pelo evento, roubando a atenção de todos os fãs do esporte e da cultura hardcore. O autor das manobras Christ Air e Rocket Air deixou a galera amarradona e liberou muitos cliques, além de autografar shapes enquanto caminhava tranquilamente pelo Skate Park.

Mas isso é só o começo, uma pitada do que está por vir no sábado e no domingo, que promete pegar fogo, não só pelo sol que a previsão promete, mas também pelo atrito das rodinhas com o concreto quase fresquinho do novo Bowl do Rio Tavares.

Até amanhã...

 

Mais do Red Bull Skate Generation:

Sábado, 14

Domingo, 15

 

Da Redação DuCampeche